segunda-feira, 30 de maio de 2011

Defesa Pessoal

Seria muito útil se você aprendesse defesa-pessoal, alguma modalidade como: karaté, judo, jusitsu, kick boxing, algo.

Além de aprender a defender-se você teria melhor saúde física e mental, maior auto-estima, força interior, entre mais.

Bem, mas seguem aqui algumas dicas para quem não tem treino, saber como reagir em situações de confronto na rua.

Os ladrões, na rua, antes de agir escolhem instintivamente as suas vitimas, pessoas que lhes pareçam alvo-fácil.

Portanto mude a sua postura, caminhe confiante e de queixo erguido, mostre segurança, mostre que tem segurança em si mesmo(a), nunca exiba sinais de riqueza jóias, pulseiras de ouro, discam, aparelhos, porque um ladrão irá logo notar esses artefactos e irá querer roubá-los.

Por vezes eles tentam usar a distração contra a vítima, se você notar que dois indivíduos vem em sua direção e um deles se desvia para o lado e pára ao seu lado, quando o outro de frente lhe pergunta as horas ou a direção, isso é uma distração.

Pode ser que não seja, mas fique sempre atento(a), se as pessoas simplesmente lhe queriam perguntar alguma informação e não lhe queriam fazer mal, você não perdeu nada em estar atento(a), fique sempre a uma distância das pessoas que lhe permita fugir, ou reagir defendendo-se.

Nunca olhe a pessoa nos olhos, porque assim você perde o campo de visão dos membros dessa pessoa, olhe para o peito da pessoa, assim você terá um ângulo de visão maior, podendo ver se ela mexe os braços ou pernas numa postura de ataque.

Nunca fique de costas para o 2º indivíduo (caso sejam 2 pessoas), fique sempre distante e vendo os dois fulanos ao mesmo tempo, assim evitará que seja atacada pelas costas.

Geralmente as pessoas caminham com as duas mãos em baixo, ou as duas mãos no bolso se for caso, mas é raro ter uma só mão no bolso.

Se você ver uma pessoa vindo em sua direcção com uma mão de fora e outra no bolso, ela poderá estar a esconder algo (uma faca por exemplo), fique atento a isso.

Se você for por uma cidade que mal conhece, nunca caminhe por zonas mal iluminadas, e se encontrar um agente da autoridade pergunte-lhe quais os caminhos mais seguros para andar, nas cidades há sempre zonas mais conhecidas de assaltos, eles ocorrem geralmente em zonas pouco iluminadas e com pouca gente.

No seu bairro, evite seguir sempre pelo mesmo caminho, porque isso é uma rotina, imagine que um ladrão já lhe segue os passos há alguns dias, começa a ser “previsível” o caminho rotineiro por onde você segue sempre, então é melhor você alternar a rotina.

Se passa pela mesma rua às 18h00 saindo do trabalho (por exemplo), mude a rotina, no dia seguinte venha por outra rua, ou venha uns minutos mais tarde, mude a rotina e deixe de ser previsível.

Será mais difícil o apanharem no local, porque já não será previsível o sitio, dia e hora ,que você passa.

Nunca use o dinheiro todo na carteira, distribua-o por partes do seu corpo (exemplo, umas notas na carteira, outras nas meias, outras nos bolsos do casaco, etc), assim caso lhe roubem a carteira, não levam o dinheiro todo, use fotocópia do B.I, se lhe roubarem a carteira você não perde o original.

Se usa mochila, use-a virada para a frente, assim evitará que alguém por trás ,discretamente, lhe roube coisas da mochila.

Não use a carteira no bolso de trás das calças, use-a no bolso da frente.

Se for confrontado fisicamente, não resista caso note que o adversário é maior e com maior força, somente resista se notar que dá conta do recado e que o ladrão está desarmado.

Tente ver se encontra no chão um pau ou ferro que possa usar para se defender.

Em último caso, grite para chamar a atenção, os ladrões detestam ser notados.

Nunca se distraia olhando somente para o ladrão, repare em tudo à sua volta (visão periférica) para ver se alguém se aproxima de si .



Violações.

Se é mulher, e sair à noite a um bar, nunca deixe o seu copo sem ser vigiado, se você se distrair alguém poderá colocar uma droga no seu copo, não confie mesmo em amigos, por vezes são eles que podem colocar algum afrodisíaco na sua bebida para se aproveitarem.

Se, na rua, for vítima de tentativa de violação, não acredite na frase “não resistas e nada te acontece”, porque eles depois de fazerem o que querem, geralmente tentam não deixar testemunha visual.

Resista sempre, grite, chame a atenção, pontapeie. Se o indivíduo estiver armado, tente chamar a polícia.

Antes, para evitar tais situações, nunca caminhe sozinha na rua de noite, tente andar sempre com companhia.

Seria recomendável você usar na mala um daqueles sprays de defesa, que cegam o agressor por uns instantes, ou use mesmo um desodorante.

Veja uma imagem interessante que demonstra uma técnica de defesa:



A Senhora é agarrada pela mão, mas deu um pontapé no joelho do agressor, isso proprociona-lhe
uma oportunidade de escapar e pedir ajuda.



Nesta imagem podemos ver a vítima de violação (é apenas um treino) colocar os dedos nos olhos do adversário.

Agora estas dicas servem tanto para homem como para mulher:

Pela sua segurança, poderia usar bota biqueira de aço, e caneleiras debaixo das calças, imagine que você tem que lutar, se der uma biqueirada na canela de um agressor, a biqueira de aço no osso da canela dele fará estragos, certamente, e você tem as suas protegidas. Existem também ténis biqueira de aço, disfarçados, por fora aparentam ser ténis normais mas no interior têm aço.

Se é mulher e usar saias, não dá para usar caneleiras , mas se você der um pontapé com o bico do sapato de salto-alto nos testículos do agressor, fará estragos.

Em caso de necessidade de colocar o agressor K.O com poucos golpes, use os seus dedos contra os olhos dele, dê um murro fechado no nariz dele fracturando-o, a cana do nariz pode entrar na cavidade do cérebro, mas dizem que pode ser raro.

De qualquer modo se der um soco no nariz do agressor, a dor provocará lágrimas nos olhos dele “cegando-o” momentaneamente, e isso dará oportunidade para você o agredir em mais zonas do corpo.

Se fechar as duas mãos em forma de concha, e le bater lateralmente nos ouvidos, em teoria a compressão do ar poderá romper os tímpanos. Atenção, lembre-se que só deverá agredir em caso de defesa, nunca comece uma luta.

O objectivo não é tornar as pessoas agressivas mas sim ensiná-las a defender-se.

Todo o cidadão tem direito de usar a força para defender a sua integridade física, todos temos direito à nossa integridade física, quem nos agride é que comete um erro.

Um murro no maxilar poderá fazer o agressor cair inconsciente, o maxilar é percorrido por terminais nervosos sensíveis. Um murro na garganta (usar só em caso extremo) poderá matar.

Quando der um soco recue imediatamente o braço logo após, para evitar que o indivíduo lhe agarre o braço, com a perna o conselho é o mesmo.

Estas são dicas básicas, você poderia defender-se melhor se frequentasse treinos de defesa, num ginásio qualquer.

Ao dar um pontapé, tente acertar em alvos abaixo da cintura, ( acerte nos joelhos, zona pélvica, canelas, etc), porque se der pontapés acima da cintura do adversário o seu pé pode ser agarrado pelo adversário, se você pontapear abaixo da cintura terá movimentos mais rápidos.

Uma boa dica que sugeriu o conhecido Bruce Lee, numa entrevista quando ainda era vivo era:

“Use a sua arma mais longa contra o alvo mais próximo”

Ou seja, quando o adversário vem na sua direcção ele dá um passo em frente, ele estende a perna, o alvo mais perto de si seria o joelho do adversário, a sua arma mais longa é a sua perna, então use a sua perna e dê um pontapé no joelho do adversário assim que ele se dirigir até si (tenha em mente as distâncias).

Ele ficará logo aleijado de uma perna, poderá até cair, aí você pode dar-lhe pontapés na barriga, costelas, cabeça, etc.

Depois fuja.

Você não fez nada de errado, apenas se defendeu, e todo o cidadão tem direito à defesa.

Em situações de luta, devido à adrenalina ou nervosismo, a pessoa pode sentir-se pouco controlada, pode hesitar, então é fundamental você relaxar, tenha pensamento positivo e fé em si mesmo, respire correctamente, faça inspirações profundas para dar aos seus músculos a oxigenação necessária para uma luta.

A respiração acalmará ainda a mente, ajudando-o a pensar com mais calma.

Nunca esteja totalmente de frente para o adversário, o seu corpo ficará muito exposto.

Fique de lado, olhando de frente para ele, essa posição aprende-se no karaté por exemplo.



É esta a posição de que falei.

E porque uma imagem vale mais do que mil palavras, ficam aqui algumas bem explicativas, com as quais poderá aprender facilmente algumas técnicas.



Nas imagens acima note que o agressor seria o de camisa clara, o indivíduo de escuro (à esquerda) usou aquela técnica que lhe falei ,de Bruce Lee, ele usou a perna (arma longa) contra o alvo mais próximo (o joelho), depois virou-se de costas (rápido) e deu uma cotovelada no maxilar do adversário. Depois estendeu o braço (outro ataque) com força, e dobrou o braço.

Na imagem seguinte vê-se o adversário caído. (não puz a imagem aqui).
Naquela posição em que o braço está dobrado ao do inimigo, você pode baixar-se de modo a "puxar" o adversário para o chão.




Aqui o agressor é o de camisa branca, e a pessoa que se defende é o de camisa vermelha, neste caso antecipou o ataque do inimigo e espetou-lhe os dedos nos olhos.

Em seguida um pontapé nos testículos.

Com estes dois simples movimentos você pode anular um ataque.



Nestas imagens o agressor é novamente o de camisa branca.

Quem se defende é o de camisa esverdeada.

Repare nos movimentos da 1ª foto, imagine-se nessa posição, depois você aplicaria um murro nas costelas do inimigo, e em seguida deixe o joelho esquerdo em cima do pescoço dele ,depositando todo o peso do seu corpo nele, o joelho direito bate na anca dele.

Esta técnica aprende-se também no Aikido.

Uma dica: você pode olhar estas imagens e "visualizar" mentalmente um combate, imagine-se a si fazendo isto, porque assim você está memorizando as imagens, está "programando-se" mentalmente, e numa situação real você saberia como agir, por instinto.

Porque é que por vezes você, dirigindo de carro, pode ir distraído sem reparar no caminho, mas chega sempre ao destino?

Porque o seu cérebro já sabe o caminho de cor, já o memorizou e você instintivamente sabe o caminho, mesmo que não repare na condução que vai a fazer.

Então com isto trata-se do mesmo processo, memorize mentalmente estes movimentos e ataques, até que eles se tornem parte de um instinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário